Monday, October 15, 2007

A propósito da FOTOGRAFIA

Muitos já sabem, outros vão se apercebendo que tenho um especial fascínio pelo mundo da fotografia. Quer da óptica do utilizador, quer da óptica do espectador.

Hoje decidi partilhar uma foto dum grande fotógrafo - Martin Parr. A primeira vez que me "cruzei" com ele foi o Museu Reina Sofia, em Madrid, onde por lá estava patente uma exposição sua.
Fiquei admirada com os instantes captados!





Esta imagem guardei-a na minha cozinha durante o tempo de Erasmus.
Apesar do reduzido tamanho (!) aqui no blog, se atentarem bem aos pormenores da foto podem vislumbrar quase em cada personagem, a sua vinheta.
É uma imagem satírica, (bem ao jeito do humor britânico transversal à colecção de imagens do fotógrafo, também ele british) que nos revela imenso acerca do ser humano. O espectro social e antropológico, que o meu amigo Cairo refere, está aqui bem apanhado, e revelador dos bons costumes da nossa sociedade:
  • A jovem de amarelo gananciosamente empenhada em besuntar o seu cachorro quente com ketchup, não vá acabar o frasco e ela ficar a lamber os dedos;
  • A senhora ao lado, com a pochete bem segura debaixo do braço, não vá um catraio qualquer fazer das suas, pensando na melhor forma de levar tudo de uma só vez, porque a fila já é longa;
  • a catraia do lado, olhando descaradamente para a bebida da dita senhora, em jeito de ora vamos cá ver o que é que esta leva...;
  • A senhora atrás com fato de banho, que carrega o filho em seus braços, com cara de quem não lhe pagam para estar ali a apanhar o belo do secão e ai de quem insinuosamente se meta à sua frente!
  • E claro, o aspecto geral aporcalhado do bar, daquilo a que nós chamamos instância balnear.

No comments: