Wednesday, November 01, 2006

Vinicius - A evocação da vida



Hoje escrevo acerca do filme-documentário sobre a vida de Vinicius de Morais.
O Amor despertou-me a curiosidade para ver este filme sobre Vinicius de Morais. A banda sonora da minha história de Amor - Quarteto Morelenbaum - onde a voz de Paula Morelenbaum canta e encanta com as letras de Vinicius de Morais. Letras que canto quando estou triste. Letras que canto quando estou feliz. Em cada música para o bem e para o mal, encontro o conforto e a compreensão por vezes tão distantes.

Foi porque as letras de Vinicius sempre fizeram sentido para mim. Foi sempre porque me reconfortei nas suas letras, nos seus versos, na sua simplicidade. Foi porque me revejo e sinto cada acorde, cada verso na pele. Porque me emociono, porque danço, porque choro, porque rio.
Foi por tudo isto que hoje me sentei diante do grande ecrán para ouvir falar sobre a vida apaixonada, boémia, inquientante, com amores e desamores, a vida de Vinicius.
Qual Manual de Amor, qual comédia romântica! Estava tudo lá, condensada na vida de um só homem. Homem que tinha tanto para dar como para sofrer e fazer sofrer.Tanto para discorrer, para beber...
Uma poesia. Um hino ao Amor. Odes à paixão. A vida feita de e para a Poesia, para o Amor entre iguais. Um Amor infinito, utópico. Uma quimera, talvez...
O Amor puro ou a Pureza do Amor?

As questões da inevitabilidade da existência resumem-se uma coisa. VIVER.
Viver sem barreiras,viver sem medos, vive com Amor, com paixão, com sofrer, viver intensamente, viver para depois não dizer "se eu tivesse feito..." Viver para provar o veneno e dizer que nao se gosta[ Vou. Mas nao vou por aí] Viver para Amar. Viver para suspirar
Nao viver só para respirar. Viver para cheirar. Viver com todos os sentidos apurados. Com toda a curiosdade de uma criança. Viver sem preconceitos, sem limites.
Viver em busca de algo que é fugaz.
Para que questionar a existência filosófica do ser humano? Para quê questionar a inevitabiliadde da Morte? O próposito da vida? a busca da essência da vida?

Para quê?
Teremos alguma vez alguma resposta?

A única resposta possivel e ao alcance de todos, é só uma: Viver. Viver para aprender, para ensinar, para aconselhar. Viver para compreender os dilemas do outro, do amigo, do desconhecido que chora contigo, do conhecido que diz "olá" e que por vezes lhe acrescenta um sorriso rasgado. Viver para concluir que as respostas estão nas nossas históras de vida, histórias de felicidade e Tristeza, hstórias de amores e desamores, de amizade, fraternidade, de desencanto até...

A inquietude é aquilo que te faz questionar , que te atormenta, mas que no fundo te move e te leva a percorrer os caminhos escolhidos por ti. É o guia, que te dá algumas respostas e outras tantas dúvidas...

"Quem é homem de bem, nao trai
o amor que lhe quer seu bem
quem diz muito que vai, nao vai
e assim como nao vai, nao vem
quem de dentro de si nao sai
vai morrer sem amanhar ninguém
o dinheiro de quem não dá
é o trabalho de quem nao tem...."

[Berimbau, Vinicius de Morais e Baden Powell]

O vou-nao-vou, o faço-nao-faço, o digo-nao-digo, o aceito-nao-aceito...
Sabes que mais, VAI, FAZ, DIZ, ACEITA... VIVE! [ E depois diz-me como correu...]


Voltando ao Vinicius, a plena realizaçao do amor era a seu ver a razão da vida.E a poesia era o meio de tomar conhecimento e de espalhar essa verdade. Vinicius queria um mundo preparado para o amor, livre de limitações, pressões e humilhações. Um ideal eterno,portanto. Tal como ele, que através do seu legado poético e sabedoria transcrita para a música nos conforta e nos alenta os dia que correm.

Obrigado Vinicius pel simplicidade, pela inquietude, pela tua busca de felicidade, pela proclamação do Amor, dos afectos, das relações humanas, da Amizade.
Obrigado, meu branco mais negro do Brasil.
Obrigado pela poesia.

1 comment:

Mia said...

Filipa,
O Vinicios é um grande amor meu também. Tenho que ir ver o filme! Depois comentarei sobre ele!
Beijinho